.

O QGIS Comando

A transformação inclui uma ferramenta prática que permite a execução de algoritmos sem ter que usar a caixa de ferramentas, mas apenas digitando o nome do algoritmo que você deseja executar.

Esta ferramenta é conhecida como o comando QGIS, e é apenas uma caixa de texto simples para autocompletar onde você digita o comando que você deseja executar.

../../../_images/commander1.png

O QGIS Comando win

O Comando é iniciado a partir do menu Análise ou, da forma mais prática, pressionando Shift + Ctrl + M (você pode mudar esse atalho de teclado padrão nas configurações QGIS, se você preferir um diferente). Para além da execução de algoritmos de processamento, o Comando lhe dá acesso a maioria das funcionalidades no QGIS, o que significa que ele dá-lhe uma maneira prática e eficiente de executar tarefas QGIS e permite que você controle QGIS com uso reduzido de botões e menus.

Além disso, o comando é configurável, assim você pode adicionar seus comandos personalizados e tê-los apenas a algumas teclas de distância, tornando-se uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a se tornar mais produtivo no seu trabalho diário com QGIS.

Comandos disponíveis

Os comandos disponíveis no Comando entram nas seguintes categorias:

  • Algoritmos de processamento. Estes são mostrados como `` algoritmo de processamento: <name of the algorithm> ``.

  • Ítens do Menu. Estes são mostrados como item de menu:<menu texto entrada>. Todos os itens de menus disponíveis a partir da interface do QGIS estão disponíveis, mesmo que eles estejam incluídos em um submenu.

  • Funções Python. Você pode criar funções Python curtas que serão depois incluídas na lista de comandos disponíveis. Elas são mostradas como Função: <nome da função>.

Para executar qualquer um dos acima, basta começar a digitar e, em seguida, selecione o elemento correspondente da lista de comandos disponíveis que aparece depois de filtrar toda a lista de comandos com o texto que você digitou.

No caso de chamar uma função Python, pode selecionar uma entrada da lista, que tem o prefixo de Função: (para a instância, Função: removeall), ou apenas escreva diretamente o nome da função (``removeall no exemplo anterior). Não existe necessidade de adicionar parêntesis após o nome da função.

Criando funções personalizadas

As funções personalizadas são adicionadas ao introduzir o código Python correspondente no arquivo commands.py que pode ser encontrado .qgis/sextante/commander directory na pasta do usuário. É apenas um arquivo Python simples onde pode adicionar as funções que necessita.

O arquivo é criado com alguns exemplo funciona a primeira vez que você abrir o Comandante. Se você ainda não lançou o comandante, no entanto, você pode criar o arquivo você mesmo. Para editar o arquivo de comandos, utilize o seu editor de texto favorito. Você também pode usar um built-in editor chamando o comando edição do Comando. Ele vai abrir o editor com o arquivo de comandos, e você pode editá-lo diretamente e, em seguida, salvar as alterações.

Por exemplo, pode adicionar a seguinte função, que remove todas as camadas:

from qgis.gui import *

def removeall():
    mapreg = QgsMapLayerRegistry.instance()
    mapreg.removeAllMapLayers()

Depois de adicionar a função, ele estará disponível no Comando, e você pode chamá-lo digitando removeall. Não há necessidade de fazer nada além de escrever a própria função.

As funções podem receber parâmetros. Adicionar *args para a sua definição de função para receber argumentos. Ao chamar a função do Comando, os parâmetros têm de ser passados ​​separados por espaços.

Aqui está um exemplo de uma função que carrega uma camada e que tome como parâmetro o nome do arquivo da camada para carregar.

import processing

def load(*args):
  processing.load(args[0])

Se você quiser carregar a camada em /home/myuser/points.shp, tipo carregue /home/myuser/points.shp na caixa de texto comando.