.
O módulo de Análises de Terreno Raster pode ser usado para calcular o declive, exposição, ensobramento, índice de rugosidade e relevo para modelos digitais do terreno (MDT). É muito simples de lidar e fornece uma interface gráfica intuitiva para o utilizador para criar novas camadas raster (veja Figure_raster_terrain_1).
Descrição das análises:
Declive: Calcula o ângulo de declive para cada célula em graus (baseado na primeira derivada de estimação).
Exposições: Exposição (começando com o 0 para direcção norte, em graus contra-relógio).
Ensombramento: Cria um mapa de sombras usando a luz e sombra para fornecer uma aparência mais tridimensional para o mapa de relevo de sombras.
Índice de Rugosidade: Medição quantitativa da heterogeneidade do terreno como é descrito por Riley et al. (1999). É calculado para cada localização, pelo resumo da alteração da elevação dentro de uma grelha de 3x3 pixeis.
Relevo: Cria um mapa de relevo sombreado a partir de dados de elevação digital. Implementado, é um método para escolher as cores de elevação analisando a frequência de distribuição.
Figure Raster Terrain 1:
Inicie o QGIS e carregue a camada matricial gtopo30 da localização amostra do GRASS.
Carregue o módulo de Análise do Terreno Raster no Gestor de Módulos (veja The Plugins Menus).
Seleccione um método de análise do menu (ex.: Raster ‣ Análises do Terreno ‣ Declive). A janela Declive aparece como é mostrado na Figure_raster_terrain_1.
Especifique um caminho de saída do ficheiro, e o tipo de ficheiro.
Clique [OK].