.
O QGIS é altamente personalizável através do menu Configurações . Escolha entre Painéis, Caixa de Ferramentas, Propriedades do Projeto, Opções e Personalização.
Nota
O QGIS segue as orientações dos desktops para a localização das opções e das propriedades do projeto. Consequentemente, dependendo do Sistema Operacional que esteja usando, a localização de alguns itens descritos acima pode estar no menu Exibir (Painéis e Barra de Ferramentas) ou em Projeto para Opções.
No menu Painéis‣ pode desligar os widgets do QGIS. O menu Caixa de Ferramentas‣ fornece a possibilidade de trocar ativar ou desativar grupos de ícones na barra de ferramentas do QGIS (veja figure_panels_toolbars).
Figure Panels and Toolbars:
Dica
Ativando o Enquadramento QGIS
No QGIS pode usar o painel do enquadramento que fornece a extensão total das camadas adicionadas. Pode ser selecionada no menu Configurações ‣ Painéis ou Ver ‣ Paineis. Dentro da vista existe um retângulo a mostrar a extensão atual do mapa. Isto permite rapidamente determinar que área do mapa está a ver atualmente. É de notar que os rótulos não serão renderizados no enquadramento do mapa mesmo que seja ativado a rotulagem. Se clicar e arrastar o retângulo vermelho no enquadramento que mostra a atual extensão, este irá atualizar de acordo como o mapa principal.
Na janela de propriedades do projeto baixo Configuração ‣ Propriedades do projeto (kde) ou Projeto ‣ Propriedades do projeto (Gnome), pode estabelecer opções específicas do projeto. Isto inclue:
No menu Geral podem ser definidos o título do projeto, a cor de seleção e fundo, unidades da camadas, precisão, e os caminhos relativos onde serão salvas as camadas. Se a transformação SRC estiver ligada pode escolher o cálculo de distâncias recorrendo ao elipsóide. Pode definir as unidades do enquadramento (apenas usado quando a transformação SRC está desativada) e a precisão das casas decimais a usar. Pode definir também uma escala de projeto, que rescreverá sobre as escalas globais pré-definidas.
O menu SRC permite que escolha o Sistema de Coordenadas Referência para o projeto, e para ativar a reprojeção on-the-fly das camadas matricias e vetoriais na exibição de camadas de diferentes SRC.
Com o terceiro menu Identificar camadas pode definir (ou desativar) que camadas irão responder à ferramenta identificar. (Veja o parágrafo das “Ferramentas de Mapa” da seção Opções Seção para ativar a identificação de múltiplas camadas).
O menu Estilos padrão te permite controlar como as novas camadas se distribuem quando não tem um estilo existente .qml definido. Também pode estabelecer o nível de transparecia por defeito para novas camadas e se seus símbolos devem ter cores indefinidas para marcar. Também tem uma seção adicional onde pode definir cores específicas para o projeto em execução. Pode encontrar as cores adicionadas no menu em cascata da aba de diálogo de cor presente em cada representação.
O separador Servidor OWS permite definir a informação sobre as Capacidades do WMS e WFS, a extensão e as restrições SRC do Servidor QGIS.
O menu Macros é para editar macros Python para os projetos. Atualmente, apenas estão disponíveis três macros: openProject(), saveProject() e closeProject().
O menu Relations é usado para definir relações 1:n. As relações são definidas no diálogo das propriedades do projeto. Quando existirem relações para uma camada, um novo elemento de interface do utilizador na vista de formulário (p. ex. quando identificar um elemento e abrir o seu formulário) irá listar os elementos relacionados. Isto fornece uma maneira poderosa para expressar p. ex. o histórico de inspeção ao longo de um segmento de tubagem ou estrada. Poderá encontrar mais informação sobre suporte de relações 1:n na Seção Criando uma ou mais relações.
Algumas opções básicas para QGIS podem ser selecionadas usando o diálogo Options. Selecione a opção de menu Configurações ‣ Opções. Os separadores onde poderá personalizar as suas opções são descritos abaixo.
A ferramenta de personalização permite que (des)ative a maioria dos elementos na interface de utilizador QGIS. Isto pode ser muito útil se tiver um número elevado de módulos instalados que nunca usa e que estão preenchendo o ecrã.
Figure Customization 1:
QGIS A personalização é dividida em cinco grupos. Em Menus pode-se esconder entradas da barra de menus. Em Panels encontram-se os painéis, Painéis são aplicações que podem ser iniciadas e usadas como janelas flutuantes ou incorporado à janela principal do QGIS como um widget acoplado (veja também Painéis e Barras de Ferramentas). Em Status Bar funcionalidades como informação de coordenadas podem ser desativadas. Em Toolbars você pode (des)ativar os ícones da barra de ferramentas do QGIS e em Widgets pode-se (des)ativar caixas de diálogo assim como sues botões.
Com Mudar para pegar widgets na aplicação principal, você pode clicar em elementos QGIS que deseja ser escondida e localize a entrada correspondente na personalização (ver figura_customization). Você também pode salvar suas várias configurações também para diferentes casos de uso. Antes das alterações serem aplicadas, você precisa reiniciar QGIS.