17.9. O log do processamento

Nota

Esta lição descreve o log de processamento.

Todas as análises realizadas com a estrutura de processamento são registradas em seu próprio sistema de registros. Isso permite que você saiba mais sobre o que foi feito com as ferramentas de processamento, para resolver os problemas quando eles acontecem, e também para reexecutar as operações anteriores, uma vez que o sistema de registros também implementa alguma interatividade.

Para abrir o log, selecione o item correspondente no menu de processamento. Você verá o seguinte diálogo.

../../../_images/log.png

Ele contém quatro blocos de informações: Informação, Erro, Avisos e Algoritmos. Aqui tem uma descrição de todas elas.

  • Info (Informação). Alguns algoritmos podem deixar aqui informações sobre a sua execução. Por exemplo, os algoritmos que exigem uma aplicação externa geralmente registram a saída do console de que há aplicação para esta entrada. Se você der uma olhada nele, você vai ver que a saída do algoritmo SAGA que acabamos de executar (e que não conseguem executar porque os dados de entrada não estava correto) foi armazenada aqui.

../../../_images/log-saga.png

Isso é útil para entender o que está acontecendo. Os usuários avançados serão capazes de analisar a saída para descobrir por que o algoritmo falhou. Se você não for um usuário avançado, isso vai ser útil para outras pessoas para ajudá-lo a diagnosticar o problema que você tem, que pode ser um problema na instalação do software externo ou um problema com os dados que você forneceu.

  • Avisos (Warnings). Mesmo que o algoritmo possa ser executado, ele pode deixar advertências, caso o resultado possa não estar certo. Por exemplo, durante a execução de um algoritmo de interpolação com uma quantidade muito pequena de pontos, o algoritmo pode rodar e produzir um resultado, mas é provável que não esteja correto, uma vez que mais pontos devem ser usados. É uma boa ideia verificar regularmente esses tipos de avisos, se você não tem certeza sobre algum aspecto de um determinado algoritmo.

  • Error (Erro). Erros que aparecem e não estão diretamente relacionados com aplicações externas são registrados nesta seção.

  • Algorithms (Algoritmos). Todos os algoritmos que são executados, mesmo aqueles executados a partir da GUI e não a partir da console (que será explicado mais adiante neste manual), são armazenados nesta parte do log como uma chamada de console. Isso significa que toda vez que você executar um algoritmo, um comando de console é adicionado ao log e você tem a história completa de sua sessão de trabalho. Aqui está como essa história se parece:

../../../_images/history1.png

Isto pode ser muito útil quando começar a trabalhar com a console, para aprender sobre a sintaxe dos algoritmos. Vamos usá-lo quando discutirmos como executar comandos de análise a partir da console.

A história também é interativa e você pode reexecutar qualquer algoritmo anterior apenas com um duplo clique em sua entrada. Esta é uma maneira fácil de replicar o trabalho que fizemos antes.

Por exemplo, tente o seguinte: abra os dados correspondentes ao primeiro capítulo deste manual e execute o algoritmo explicado lá; agora vá para a janela de log e localize o último algoritmo na lista, que corresponde ao algoritmo que acabou de ser executado; dê um duplo clique sobre ele e um um novo resultado deve ser produzido, assim como quando você executou-o usando a caixa de diálogo normal e chamando-o a partir da caixa de ferramentas.

17.9.1. hard Avançado

Você também pode modificar o algoritmo: copie-o; abra o Complementos ‣ Terminal Python; clique em Importar classe ‣ Importar classes de Processamento; em seguida, cole-o para re-executar a análise; mude o texto a vontade. Para exibir o arquivo resultante digite iface.addVectorLayer('/caminho/nomedoarquivo.shp', 'Nome da camada na legenda', 'ogr').