Nota
Nesta lição, verificaremos como definir as medidas, que são necessárias em alguns algoritmos, especialmente uma imagem.
Alguns algoritmos requerem uma medida para definir a área a ser coberta pela análise, que desempenham geralmente para definir a extensão da camada resultante.
Quando a medida for necessária, ela pode ser definida manualmente, digitando os quatro valores que definem (X mínimo, Y mínimo, X máximo, Y máximo), mas existem outros mais práticos e formas mais interessantes de fazer. Vamos ver todos nesta lição.
Primeiro, abrir e verificar um algoritmo que requer uma medida a ser definida. Abra o algaritmo * formas de grade*, que cria uma imagem em uma camada vetorial.
Todos os parâmetros, exceto os dois últimos, são usados para definir qual é a camada a ser rasterizada, e configurar a forma como o processo de rasterização deve funcionar. Os dois últimos parâmetros, por outro lado, defini as características do nível de saída. Isso significa que eles definem a área que é coberta ( o que não é necessariamente a mesma área abrangida pela entrada da camada vetorial ), e a resolução/tamanho da célula ( que não pode ser concluída pela camada vetorial, desde que a camada vetorial não tenha um tamanho de célula).
Primeiro você pode operar o tipo 4 definindo os valores explicados antes, separados por vírgulas.
Não necessita de mais explicações. Enquanto esta é a opção mais flexível, é também o menos prático em alguns casos, é por isso que outras opções sejam implementadas. Para acessá-las, você dá um clique no botão direito–lado a lado da medida na caixa de texto.
Verificar o que cada um deles faz.
A primeira opção é * Use a camada/ tela de medida*, que irá mostrar a caixa de diálogo de seleção, exibida abaixo,
Aqui você pode selecionar a medida da tela (a memida abrangida pelo zoom atual), ou a extensão dos níveis disponíveis. Selecione-o e cliquem em OK, e a caixa de texto será preenchida automaticamente com os valores correspondentes.
A segunda opção é Selecione medida em tela. Neste caso, o algoritmo de diálogo desaparecerá e você pode clicar e arrastar sobre a tela QGIS para definir a medida desejada.
Assim que você soltar o botão do mouse, a caixa de diálogo aparecerá e a caixa de texto terá os valores correspondentes à medida.
A última opção é Usar o mínimo abrindo a parte da entrada das camadas, que á a opção padrão. Este irá calcular a parte mínima cobrindo todas as camadas usadas para executar o algoritmo, e não há necessidade de digitar qualquer valor na caixa de texto. No caso de uma entrada na única camada, como no algoritmo que estamos trabalhando, a mesma medida pode ser obtida na entrada pela seleção na mesma camada na Use a camada/medida da tela que já exibimos. No entanto, quando existem várias camadas, a entrada mínima da medida não corresponde a qualquer camada de entrada, uma vez que é calculado a partir de todos em conjunto.
Verificar e utilizar este método para executar o nosso algoritmo ou uma rasterização.
Preencha a caixa de diálogo dos parâmetros como mostra ao lado, e pressione OK.
Nota
Neste caso, é melhor usar um número inteiro (1 byte) em vez de um ponto flutuante (4 byte), uma vez que o ID é um número inteiro com valor máximo=63. Esse irá resultar em um tamanho de arquivo menor e cálculos mais rápidos.
Você apresentará uma camada rasterizada, que cobre exatamente a área coberta pela camada vetorial original.
Em alguns casos, a última opção, pode não está disponível Usar o mínimo cobrindo a parte da camada de entrada. O que irá acontecer com os algoritmos que não tem camada de entrada, mas apenas os outros tipos de parâmetros. Neste caso, você terá que inserir o valor manualmente ou usar qualquer uma das outras opções.
Observe que, quando existe uma seleção, é que a medida do nível de todo conjunto de recursos, não é usada a seleção para calcular a medida, mesmo que a rasterização é somente executada os itens selecionados. Nesse caso, você pode criar uma nova camada, e querer a partir da seleção, e em seguida, usá-lo como entrada.